4/24/2012

Arthur W. Frank, 2 de Maio, 18h00, ESEL

“What Socio-narratology Contributes to Narrative Medicine
Summary:Socio-narratology, as presented in my book, Letting Stories Breathe (Chicago, 2010) integrates issues and theory from social science with sensibilities and critical insights from literary studies. Socio-narratology offers potential contributions for the teaching of literature and medicine, for reflective writing instruction, and for responding to stories told by both patients and caregivers. This lecture explores those possibilities for medical education, bioethics, and bedside practice.

Sumário: A sócio-narratologia, tal como se apresenta no meu livro, Letting Stories Breath (Chicago, 2010), inclui questões e teorização do âmbito das ciências sociais conjugadas com perspectivas e com uma sensibilidade oriunda dos estudos literários. A sócio-narratologia contribui potencialmente para o ensino da literatura, da medicina, da escrita reflexiva, mas também facilita uma resposta às histórias contadas tanto pelos doentes como pelos profissionais de saúde. Esta palestra explora essas possibilidades para a formação médica, para a bioética e para a prática clínica e o acompanhamento de doentes.
O projecto Narrativa e Medicina pretende explorar as intersecções entre as Humanidades e a Medicina, nas relações terapêuticas com os doentes, por meio de um grupo interdisciplinar constituído por investigadores do Centro de Estudos Anglísticos e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa. O Ciclo de Conferências e Programa de Formação 2012 destina-se à formação de profissionais de saúde e investigadores em Humanidades, além de visar também o público em geral, de Março a Dezembro de 2012.
Os participantes poderão requerer uma pasta com material de apoio (15 €), bem como um certificado (5€ por sessão). Segue programa em anexo. Para esclarecimentos, consultar http://narrativeandmedicine.blogspot.com ou contactar narrativaemedicina.flul@sapo.pt








0 comments:

Post a Comment