A presente unidade curricular (u.c.), de carácter interdisciplinar, em Medicina Narrativa é oferecida pela primeira vez em Portugal, como parte das u.c. opcionais de pós-graduação, abertas à frequência de estudantes de 2º e 3º ciclo (Mestrado e Doutoramento) de várias escolas da Universidade de Lisboa (FLUL, FMUL e ESEL), com número de vagas limitado a 12. A coordenação científica é assegurada pelos Professores Doutores: Isabel Fernandes (FLUL), João Lobo Antunes (FMUL) e Mª Antónia Rebelo Botelho (ESEL) e a u.c. é leccionada em seis módulos por docentes oriundos de várias disciplinas e de áreas científicas diversas daquela universidade e da Universidade Nova de Lisboa (ver abaixo).
A sua oferta ocorre num momento em que o desenvolvimento do Projecto Narrativa & Medicina, dinamizado pelo CEAUL / ULICES – Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa desde 2009, em colaboração com o CFUL e o CHC – UNL, atingiu um grau de maturidade que permite pôr ao serviço da comunidade académica, em geral, e, em particular, dos estudantes de Medicina e de Enfermagem, um conjunto de reflexões, de instrumentos e de práticas que cremos poderem vir a ser da maior utilidade no exercício profissional na área da saúde. Mas também no campo das Humanidades esta nova área híbrida oferece novas perspectivas de trabalho e de investigação que urge perseguir e dinamizar.
Pelo interesse que poderá vir a despertar num público menos académico, foi decidido oferecê-la também como Curso Livre, cuja frequência dispensará quaisquer instrumentos de avaliação. Neste caso, o número de vagas é limitado a 8.
Assim, os estudantes de pós-graduação da Universidade de Lisboa que pretendam frequentar esta u.c. opcional deverão inscrever-se na respectiva escola. No caso de estudantes da FLUL, ela faz parte do elenco de u.c. do Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos.
No caso daqueles que pretendam frequentá-la como Curso Livre, a inscrição processa-se na Secretaria da FLUL e o preço é de 100 Euros para o público em geral e de 80 Euros para estudantes.
0 comments:
Post a Comment