10/07/2011

Conferência Isabel Fernandes «Contar a Doença, Falar do Sofrimento: alguns exemplos literários» 20 de Outubro



















Resumo:


O objectivo da primeira parte desta conferência é tornar clara a pertinência e relevância dos estudos literários e da literatura para a formação de pessoal na área da saúde. Para tanto, serão invocados movimentos e orientações teórico-críticas, bem como recentes tomadas de posição no âmbito dos estudos literários que evidenciam a legitimidade e as potencialidades desta relação entre literatura e medicina.

Em segundo lugar, e no pressuposto de que o encontro clínico é um modo particular e particularmente importante de relação interpessoal, o objectivo é convidar os ouvintes a partilhar algumas narrativas breves que põem em evidência o desafio colocado pela radical alteridade do outro (real ou ficcional) e ilustram a concomitante necessidade de que o (re)conhecimento desse outro seja tido em conta para que a relação interpessoal não desemboque em incompreensão mútua, julgamento inadequado, medo, crueldade...


Isabel Fernandes é Professora Associada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Directora do Centro de Estudos Anglísticos da mesma universidade e responsável pelo projecto interdisciplinar Narrativa e Medicina. As suas áreas de especialidade incluem a literatura inglesa, a narratologia e a teoria da literatura, bem como os estudos inter-artes. Publicou os seguintes livros: Olhar a Escrita: Para uma Introdução ao Estudo da Literatura na Universidade (2005),Critical Dialogues: Slow Readings of English Literary Texts e Literatura: a (in)disciplina na intersecção dos saberes e das artes (2011).






0 comments:

Post a Comment