11/03/2011


John Launer, 14 de Novembro, 17h00, Centro de Saúde Sete Rios

Conversations Inviting Change: A Narrative Approach to Clinical Supervision and Reflective Practice
"Conversations inviting change” is a UK training project aimed at embedding ideas and skills from narrative medicine into clinical practice and professional development. The project and its training methods embody the idea of narration as a creative dialogue, capable of generating both technical decisions and affective resolutions to clinical dilemmas. Based originally on concepts drawn from family therapy, the project has grown over several years from a short course for family physicians into a five-tier system of training for clinical teachers from all medical specialities. We use narrative medicine as a framework for teaching skills in attentiveness and reflectiveness, as well as self-and situational awareness. In addition to theoretical reading and formal teaching, much of the work takes place through intensive coaching in small groups. These provide opportunities for course members to have one-to-one peer supervision on clinical cases and workplace issues, with a trained coach present to invite observations on the narrative process and to make teaching points. The project now reaches several hundred hospital and primary care physicians in London every year. Evaluation has shown how participants apply their learning to clinical encounters, conversations with peers and trainees, and their personal lives. A typical response is that the training liberates them from the role of 'Dr Fixit' by imparting skills for sharing power in professional conversations, and helping them to achieve the resolution of clinical or educational problems through the medium of narrative and dialogue.


Conversations Inviting Change: Uma Abordagem Narrativa à Supervisão Clínica e à Prática Reflexiva
“Conversations inviting change” é um projecto de formação britânico que pretende trazer ideias e competências da medicina narrativa para a prática clínica e o desenvolvimento profissional. O projecto e a sua metodologia baseiam-se na ideia de narração como diálogo criativo, capaz de dar origem tanto a decisões técnicas como a soluções afectivas para dilemas médicos. Inicialmente apoiado em conceitos da Terapia Familiar, o projecto expandiu-se ao longo dos anos, tendo evoluído de um curso de curta duração dirigido a médicos de família para um percurso de formação com cinco níveis, para formadores clínicos de todas as especialidades médicas. Utilizamos a medicina narrativa como um enquadramento para o ensino de competências de atenção e reflexão, assim como da consciência situacional e de si mesmo. O ensino formal e as leituras teóricas são complementados por um treino intensivo em grupos pequenos, o que constitui uma boa parte do trabalho desenvolvido, dando assim aos formandos a oportunidade de um acompanhamento e de uma supervisão individuais, ao lidar com casos clínicos e problemas surgidos no local de trabalho, com a presença de um formador para motivar observações sobre o processo narrativo e dar o seu parecer informado, com objectivos pedagógicos. Actualmente, o projecto chega todos os anos a várias centenas de médicos hospitalares e de cuidados primários, em Londres. As avaliações realizadas têm mostrado como os participantes no projecto aplicam os saberes adquiridos nos encontros clínicos, no diálogo com os seus pares e formandos e nas suas vidas pessoais. Uma reacção comum é a de que a formação os liberta do papel do meros “curadores,” ao dar-lhes capacidades para partilhar o poder em conversas profissionais, e ajudá-los a chegar a soluções para problemas clínicos ou educativos através da narrativa e do diálogo.

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