John Launer, 14 de Novembro, 17h00, Centro de Saúde
Sete Rios
Conversations Inviting Change: A Narrative Approach to Clinical Supervision and Reflective Practice
"Conversations
inviting change” is a UK training project aimed at embedding ideas and skills from
narrative medicine into clinical practice and professional development. The
project and its training methods embody the idea of narration as a creative
dialogue, capable of generating both technical decisions and affective
resolutions to clinical dilemmas. Based originally on concepts drawn from
family therapy, the project has grown over several years from a short course
for family physicians into a five-tier system of training for clinical teachers
from all medical specialities. We use narrative medicine as a framework for
teaching skills in attentiveness and reflectiveness, as well as self-and
situational awareness. In addition to theoretical reading and formal teaching,
much of the work takes place through intensive coaching in small groups. These provide
opportunities for course members to have one-to-one peer supervision on
clinical cases and workplace issues, with a trained coach present to invite
observations on the narrative process and to make teaching points. The project
now reaches several hundred hospital and primary care physicians in London
every year. Evaluation has shown how participants apply their learning to
clinical encounters, conversations with peers and trainees, and their personal
lives. A typical response is that the training liberates them from the role of
'Dr Fixit' by imparting skills for sharing power in professional conversations,
and helping them to achieve the resolution of clinical or educational problems
through the medium of narrative and dialogue.
“Conversations inviting
change” é um projecto de formação britânico que pretende trazer ideias e
competências da medicina narrativa para a prática clínica e o desenvolvimento
profissional. O projecto e a sua metodologia baseiam-se na ideia de narração
como diálogo criativo, capaz de dar origem tanto a decisões técnicas como a soluções
afectivas para dilemas médicos. Inicialmente apoiado em conceitos da Terapia Familiar,
o projecto expandiu-se ao longo dos anos, tendo evoluído de um curso de curta
duração dirigido a médicos de família para um percurso de formação com cinco
níveis, para formadores clínicos de todas as especialidades médicas. Utilizamos
a medicina narrativa como um enquadramento para o ensino de competências de
atenção e reflexão, assim como da consciência situacional e de si mesmo. O
ensino formal e as leituras teóricas são complementados por um treino intensivo
em grupos pequenos, o que constitui uma boa parte do trabalho desenvolvido,
dando assim aos formandos a oportunidade de um acompanhamento e de uma
supervisão individuais, ao lidar com casos clínicos e problemas surgidos no
local de trabalho, com a presença de um formador para motivar observações sobre
o processo narrativo e dar o seu parecer informado, com objectivos pedagógicos.
Actualmente, o projecto chega todos os anos a várias centenas de médicos
hospitalares e de cuidados primários, em Londres. As avaliações realizadas têm
mostrado como os participantes no projecto aplicam os saberes adquiridos nos
encontros clínicos, no diálogo com os seus pares e formandos e nas suas vidas
pessoais. Uma reacção comum é a de que a formação os liberta do papel do meros
“curadores,” ao dar-lhes capacidades para partilhar o poder em conversas
profissionais, e ajudá-los a chegar a soluções para problemas clínicos ou
educativos através da narrativa e do diálogo.
0 comments:
Post a Comment