7/31/2012

Módulo 1 - Literatura - Isabel Fernandes (CEAUL / FLUL) – 22 e 29 Set

1. Unidade
Medicina Narrativa: Módulo sobre Literatura
2. Período Lectivo
1º sem.
3. Docente
Isabel Fernandes (FLUL)
4. Objectivos
Fornecer aos estudantes a indispensável moldura conceptual para introduzir os protocolos da leitura literária e para permitir a apropriação analítica de vários tipos de narrativa, designadamente a narrativa literária. Promover uma consciência crítica das estratégias narrativas implicadas em qualquer relato (de doença ou outro) e, simultaneamente, a capacidade de reflexão e expressão da componente inter- e intrasubjectiva presente em qualquer actividade que envolva uma relação dialógica e potencie a experiência da alteridade.
5. Programa resumido
A leitura literária: a construção do outro; leitura como acto de co-criação.
Elementos básicos na análise da narrativa: “moldura”; forma; tempo; intriga; voz e modo.
Análise e interpretação de vários tipos de texto narrativos.
Exercícios de re/escrita narrativa.
Análise de imagem.
6. Bibliografia e elementos de estudo postos à disposição dos alunos
Além dum conjunto selecionado de excertos de textos, contos, ensaios e outro tipo de materiais de natureza visual, que serão postos à disposição dos estudantes, recomenda-se a seguinte bibliografia de referência:
Attridge, Derek. The Singularity of Literature. London and New York: Routledge, 2004.
Charon, Rita. Narrative Medicine: Honoring the Stories of Illness. Oxford and New York: Oxford University Press, 2006.
Frank, Arthur W. The Wounded Storyteller. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.
------. Letting Stories Breathe: A Socio-narratology. Chicago and London: The University of Chicago Press, 2010.
Stanzel, F. K. A Theory of Narrative. Trans. Charlotte Goedsche. Pref. Paul Hernadi, Cambridge: CUP, 1984.
7. Critérios de avaliação
1 Teste no final do módulo (30m) + 1 estudo de c. 15 pp. (caso seja este o módulo escolhido)
8. Acompanhamento e atendimento dos alunos
A docente estará disponível uma hora por semana para atendimento aos alunos (local e hora a combinar), durante as duas semanas em que decorre o módulo.

0 comments:

Post a Comment