Módulo 2 – Narrativa e Comunicação - Teresa Casal (CEAUL / FLUL) – 6 e 13 Out.
Medicina Narrativa: Módulo sobre Narrativa e Comunicação
2. Período Lectivo
1º sem.
3. Docente
Teresa Casal (FLUL)
4. Objectivos
7. Critérios de avaliação
7/31/2012
Promover, através de uma abordagem teórico-prática, a capacidade de reflectir sobre o papel da comunicação em qualquer actividade que envolva relações interpessoais e, especificamente, no âmbito do encontro clínico.
Desenvolver competências que sensibilizem os alunos para a dimensão dialógica inerente aos processos de comunicação e elaboração de sentido, designadamente: relevância do contexto comunicativo; uso de linguagem verbal e não-verbal; natureza inter- e intra-subjectiva do processo de narração, interpretação e construção de sentido.
5. Programa resumido
Modelos comunicativos dialógicos e análise de testemunhos na perspectiva do doente e do profissional de saúde.
Reflexão sobre os limites e as possibilidades da comunicação humana a partir do estudo de narrativas (ficcionais e autobiográficas, em suporte literário e audiovisual) retratando a experiência da vulnerabilidade humana perante a doença e a morte.
Consciencialização da natureza inter- e intra-subjectiva do processo comunicativo através de um diálogo com os textos estudados: exercícios de escrita criativa e respectiva análise.
6. Bibliografia e elementos de estudo postos à disposição dos alunos
Além de um conjunto seleccionado de excertos de textos literários e ensaísticos, bem como de materiais audiovisuais colocados à disposição dos estudantes, recomenda-se a seguinte bibliografia de referência:
Anderson, Harlene, Conversation, Language, and Possibilities: A Postmodern Approach to Therapy, New York: Basic Books, 1997.
Charon, Rita, Narrative Medicine: Honoring the Stories of Illness, Oxford and New York: OUP, 2008.
Frank, Arthur W., The Wounded Storyteller: Body, Illness, and Ethics, Chicago and London: Univ. Chicago Press, 1995/1997.
Frank, Arthur W., Letting Stories Breathe: A Socio-narratology, Chicago and London: Univ. Chicago Press, 2010.
Klitzman, Robert, When Doctors Become Patients, Oxford and New York: OUP, 2008.
1 Teste no final do módulo (30m) + 1 estudo de c. 15 pp. (caso seja este o módulo escolhido)
8. Acompanhamento e atendimento dos alunos
A docente estará disponível uma hora por semana para atendimento aos alunos (em local e hora a combinar), durante as duas semanas em que decorre o módulo.
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