7/31/2012

Módulo 3 - Medicina - Manuel Silvério Marques (CFUL) – 20 e 27 de Out.


1. Unidade
Medicina Narrativa: Módulo sobre Corpo e doença, inscrição e método em Medicina Narrativa (MN)
2. Período Lectivo
1º sem.
3. Docente
Manuel Silvério Marques (CFUL)
Co-docente: Jorge Melo – sessões teóricas. (Outros docentes convidados - sessão prática/ IPO: Nuno Miranda; sessão prática/ FMUL: Mª Céu Machado) 
4. Objectivos
1. Reconhecer as dimensões humanas da medicina. Método, escala, sentido e valor nas “ciências” do indivíduo.
2. Compreender a experiência clínica e as dimensões do encontro/diálogo clínico. Da anamnese à história clínica.
3. Identificar as fundações e categorias originárias do acto médico.
4. Criticar o “modelo biomédico”. Doença, complexidade e reducionismo.
5. Programa resumido
1. A experiência clínica como experiência moral. A MN à luz de casos clínicos exemplares: da corporalidade à textualidade.
2. Dar voz ao doente: escuta e empatia. O presente. Da biografia pessoal à trajectória da doença.
3. Hospitalidade, nosos, pathos, pharmakon, kairos, anonimato, subjectividade, philia. Incerteza, probabilidade e risco. O tripé conceptual da MN segundo Rita Charon.
4. Evidence-based medicine e prova. Medicina evolucionária e tecnomedicina. Profissionalismo.
6. Bibliografia e elementos de estudo postos à disposição dos alunos
CASSEL, E.J. The Nature of Suffering and the Goals of Medicine. Oxford, Oxford University Press, 2004 (2nd ed)
CHARON, R. Narrative Medicine. Honoring the Stories of Illness. Oxford, Oxford University Press, 2006
FELDMAN, M.D., CHRISTENSEN, J.F. (Eds.) Behavioural Medicine. A Guide for Clinical Practice. NY. McGraw-Hill,  2008 (3ª ed)
STERN, D: The Present Moment in Psychotherapy and Everyday Life. NY, Norton 2004
TOOMBS, S.K. (Ed.) The Handbook of Phenomenology and Medicine. Dordrecht, Klüver, 2001
7. Critérios de avaliação
1 Teste no final do módulo (30m) + 1 ensaio de c. 15 pp. (caso seja este o módulo escolhido)
8. Acompanhamento e atendimento dos alunos
Combinado caso a caso, consoante solicitação dos estudantes

0 comments:

Post a Comment